Alcobaça - Bahia - Brasil

Festas em Alcobaça

Alcobaça é considerada uma cidade festiva e já é reconhecida tradicionalmente por suas comemorações especialmente em datas religiosas.

Folia de Reis
Inicia-se em final de novembro com pedidos de porta em porta principalmente na zona rural, até dia seis de janeiro, Dia de Reis, onde vários cantadores e músicos tocando instrumentos como tambores, reco-reco, flauta além da tradicional viola caipira e da sanfona.percorem as ruas da cidade.Folia de Reis também é de origem portuguesa.

Festa de São Sebastião e Mouros e Cristãos
Festa religiosa tradicionalmente portuguesa onde satiriza as batalhas entre Mouros e Cristãos acabou por adaptar-se as tradições de Alcobaça. É uma festa muito divertida onde a comunidade e turistas são chamados a participar. Realiza-se de dezembro a janeiro onde um "Bando", grupo de músicos, ao som de flautas e tambores anunciam as festividades, tem em seu auge as batalhas entre mouros e cristãos que ocorrem nos dias 19 e 20 de janeiro.Álbum de fotos

Bumba-meu-boi
É realizada no mês de janeiro, cenas satíricas e peripécias incontáveis recheiam esta festa imperdível que tem participação da comunidade e turistas. Com representações de um auto com músicas, danças, versos e indumentárias que lembram as tradições do campo.

Reveillon e Programação de Verão
As comemorações de abertura de um ano novo dão boas-vindas a temporada de verão que conta com diversos shows e atrações realizadas na praça de eventos, junto a praia, e na praça central mais conhecida como a praça da caixa d'água. Grupos musicais e corais são alguns dos atrativos da época.Nesta época temos inúmeras barracas montadas nas praças com bebidas e comidas da culinária baiana.

Carnaval
Com apresentação de trio-elétrico para todos que curtem a agitação, mas para os mais saudosos temos apresentação de diversos grupos onde são tocadas aquela marchinas inesquecíveis de outros carnavais.vale a pena conferir.

Semana Santa
Alcobaça já é conhecida pelas comemorações da Semana Santa onde é realizada a tão esperada encenação da Paixão de Cristo.
Simultaneamente são representados os milagres de Cristo. Uma cidade cenográfica é construida onde ocorre a encenação levando a todos que estejam assistindo a uma viagem no tempo cheia de emoção por tudo que Cristo passou por nós.
Veja algumas imagens da encenação da paixão de Cristo aqui.

Festas Juninas

De 01a 29 de junho, este é o período de novenas em homenagem aos Santos juninos, Santo Antonio, São João e São Pedro. Além da novenas nas igrejas de São Judas Tadeu, São Pedro e São João durante o mês no bairro São Pedro é realisado o arraial onde barracas rústicas que oferecem comidas típicas e ainda temos diversos shows musicais que animam toda comunidade. Concurso de quadrilhas de grupos locais e regionais.
Os pescadores organizam a festa de São Pedro com concurso das embarcações, show pirotécnico e barqueata com a imagem de São Pedro.

Natal

As Festas Natalinas vem ganhando a cada ano maior destaque na região. Cânticos com grupos de coral realçam o espírito de Natal. Shows com grupos musicais dão um toque a mais em Alcobaça.

Visite Alcobaça

Venha fazer parte destas festividades, escolha a época do ano e venha conhecer esta cidade que está sempre de braços abertos para você. Diversas são as opções: