Alcobaça - Bahia - Brasil

Alcobaça porta de entrada para Abrolhos

O arquipélago de Abrolhos é um paraíso a parte, são 913 km² onde são distribuidas suas belezas e encantos em recifes de corais, paisagens inequecíveis, águas translúcidas e uma fauna que você nunca irá esquecer. Águas oceânicas rasas e cristalinas, a uma temperaturas entre 23ºC no inverno e  27º C no verão.

AbrolhosEm 1983 o arquipélago passou a condição de área de preservação ambiental, é composto por cinco ilhas onde é proibido toda e qualquer tipo de pesca e caça na região.



Atobá Marrom

Com uma fauna diversificada Abrolhos abriga diversas espécies de aves entre elas o Atobá Marrom, Fragata e viuvinha, entre outras. Fragata

 

 

Fragata tanbém conhecida como guarapirá pelos pescadores da região costuma perseguir as outras aves, roubando-lhes o alimento. Reproduz-se apenas na Ilha Redonda, em ninhos construídos com ramos e raízes secas, sobre as moitas de vegetação.

Jubarte com seu filhoteAbrolhos é visitada durante o ano inteiro, mas é em determinada época que centenas de turistas visitam a região para assistir as Baleias Jubarte. Nos meses de julho a novembro é a épocas de maior procura onde você terá a oportunidade de encantar-se com estas incríveis Baleias Jubarte que visitam nosso litoral para reprodução.

É em Abrolhos que mergulhadores profissionais e amadores encantan-se com a diversidade deste parque. Sendo considerado um dos 10 pontos mais bonitos do mundo para se mergulhar o Arquipélagos de Abrolhos é composto por cinco ilhas com predominação de vegetação rasteira: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Guarita e Sueste. Das cinco ilhas somente uma é habitada, a de Santa Bárbara, padroeira da ilha, que tem uma capela em sua homenagem.

Entre os atrativos, (para mergulho profissional) além da incrivel variedaes de sua fauna e flora, existem alguns naufrágios nesta região. Entre estes naufrágios está o navio Nebula que foi afundado por volta de 1920.
Veja matéria no link abaixo.
http://www.naufragiosdobrasil.com.br/naufnebula.htm

O navio italiano Rosalinda, também encontra-se nesta área, navegando em outubro de 1955 com destino a Salvador acabou batendo, encalhando e afundando nesta região.

Abaixo temos um quadro com alguns naufrágios catalogados na região. Dados estraídos do site:
http://www.ilhasdeabrolhos.com.br/br/naufragios

Nome do Naufrágio
Ano do Naufrágio
“Abrolhos”
1926
Abrolhos sul
Arthemis
1932
Elmete
1895
Guadiana
1885
Lloyde 19
1950
Monte Udala
1971
Nebula
1920
Nossa Senhora dos Prazeres Menor
1631
Princesa Mafalda
1927
Prinz Willer
1631
Provintie Van Utrecht
1631
Rosalinda
1939
Santa Catharina
1914
Santa Rita
Santiago de Oliste
1631
Santo Antônio
1631
São João Batista
1631
Tupy
1939
Vigilante
1943

Ilhas que compõe o Arquipélago de Abrolhos

  • Ilha de Santa Bárbara
    Sede do arquipélago com 1,5 km de extensão é a única ilha habitada, sendo proibido desembarque de viajantes. Nela se encontra um gigantesco farol de navegação do reinado de D. Pedro II, ainda em funcionamento.
  • Ilha Redonda
    Com apenas 400 m a vegetação desta ilha está se recuperando de um grande incêndio ocorrido em 1996.
  • Ilha Sueste
    Segunda maior ilha em extensão do arquipélago (500 m), concentra a maior população de Atobá-marrom.
  • Ilha Siriba
    Única ilha em que é permitido o desembarque de turistas. Tem 300 m de extensão e 100 m de largura.
  • Ilha Guarita
    A menor do arquipélago com apenas 100 m. É formada por um aglomerado de grandes blocos de rochas vulcânicas.

Conheça também Parcel das Paredes parte integrante do Arquipélago de Abrolhos.

Para conhecer Abrolhos e diversos pontos turístico visite Alcobaça.

Como chegar?

Vindo do norte ou do sul, a via de acesso é a BR 101. Para quem vem do norte para Alcobaça ao chegar em Itamaraju, seguir pela BR 489 até Prado (52km), depois pela BA 001 de Prado a Alcobaça (26km) . Para quem vem do sul, ao chegar em Teixeira de Freitas, seguir pela BA 290 até Alcobaça (60km) e desfrutar de toda infra-estrutura que temos a oferecer.

Temos uma infra-estrutura organizada e recheada de simplicidade e bom gosto, restaurantes, bares, barracas de praia, hotéis e pousadas são as excelentes opções deste lugar ideal para você que quer descansar e conhecer os encantos da região.

Pontos turísticos de Alcobaça

Para conhecer estes e outros pontos turísticos de nossa cidade escolha entre as diversas opções para sua hospedagem consulte aqui.